segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia 8, que chato!



Dia 8 de março. Desculpem-me as que veneram o Dia Internacional da Mulher, mas eu acho um saco. Não sei por que, a essa altura da vida, ainda existe essa comemoração. Acho que só para lembrar como fomos exploradas e relegadas à quinta categoria desde sempre. Mas acho que já dá pra deixar tudo de lado e andar lado a lado com o homem, que não tem dia nenhum. No fundo o que me irrita é a veneração pela mulher, não gosto disso – existe uma linha de pensamento na qual a mulher é a mais tudo: mais intuitiva, mais capaz disso e daquilo, mais carinhoso, menos destruidora, mãe etc... etc... Não tenho saco. Acho tudo meio igual, sabia? Homem e Mulher - a não ser as diferenças biológicas, acho que homem pode sim salvar o planeta, que mulher pode sim ser presidente, que homem pode sim ser mãe, e por aí vai.
A única coisa que falta – e aí fica mais difícil.... é os dois se entenderem e se respeitarem. O dia que isso acontecer.... dá tudo certo!

Por falar em dia 8 de março, olha só o anúncio que a Du Loren fez .... ai, mau gosto quando dá, não tem cura. A Du Loren é mestra no assunto.
Além do mais, não é essa igualdade que queremos. Também sabemos "mandar tomar no fiofó", sim, mas pra que a grosseria?

o que vc acha? beijo. celia

6 comentários:

Marina disse...

Oi Célia! Finalmente um novo post, estava achando que ele nunca mais viria. =)

Eu concordo com vc, homem e mulher é tudo "a mesma coisa". É mais ou menos como a história do racismo: quanto mais as pessoas discutem sobre isso mais racistas elas estão sendo. Porque no fundo, se estamos pregando a igualdade das partes, não era nem pra ser tema de discussão, certo?

Mas, tanto no caso do racismo como no das mulheres, não dá pra negar que a história tem um passado bem feio. Aliás, considero estar em uma das primeira gerações que conseguem ver, de fato, a igualdade dos sexos. Sei, contudo, que não foi sempre assim e tenho certeza que a luta pra eu ter a consciência que tenho hoje foi árdua. Portanto acho que, no fim das contas, o dia é merecido. Assim como o dia do negro e o das crianças. Como homenagem à luta, à transformação... e não ao negro/mulher/criança em si. Entende?

Quem sabe daqui uns anos, algumas gerações, isso tudo seja tão normalmente bobo que essas datas comemorativas até percam a razão de ser. ;)

Sobre a propaganda da DuLoren... concordo com vc. Péssimo gosto!

Escreva mais! Estarei sempre por aqui.

Marina disse...

Ah! Olha o comercial que eu gostei nesse dia das mulheres. É esse da volkswagen. Essa sim achei de bom gosto.
Olha o link no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=iZmkSqQYfHE

Márcia Braga disse...

Voltou!!! que bom sempre passei para conferir, dê um jeito de não sumir por tanto tempo tá?

Quanto ao dia da mulher concordo em parte que todo ano tá ficando cansativo essa apologia de gênero. Com relação a propaganda faltou criatividade e sobrou grosseria.

beijão

Anônimo disse...

Olá Célia. É, realmente comemorar o dia internacional da mulher já não faz o menor sentido. As mulheres são massacradas diariamente a todo momento e, de repente, cria-se um dia especial para homenageá-las?! Baseado justamente numa das piores agressões feitas às mulheres, o que gerou o tal dia 8/3! E quanto a propaganda da DuLoren, lamentável!

Márcia Braga disse...

o blog ainada não tá reativado?????

Simone disse...

Olá Celia ! Sou sua fã desde sempre e agora, ainda que um tanto depois do dia 8 de março, lendo seu post, me torno sua fã incondicional, uma vez que, até que enfim, encontro alguém de peito para tornar público o que eu sempre repito quando vêm me parabenizar pelo dia da mulher. Como se fosse dia dos excluídos: índio tem dia, idoso tem dia, árvore tem dia ... e homem tem dia ?? Não ! Claro que não ! Então, lutamos tanto pela igualdade e nosso prêmio depois de doze horas de trabalho diário é um dia ??!! Ah, valha-me ! Parabéns e obrigada por me fazer acreditar que eu não sou a feminista que dizem por aí ! Bjs