domingo, 6 de setembro de 2009

Pobre mundo





Sempre que vou (faz tempo que não vou!) a Nova Iorque não deixo de visitar meu amigo urso polar no Zoológico do Central Park. Sou capaz de ficar horas vendo ele mergulhar, brincar. Ainda vou até o Canadá, na cidade de Churchill, num daqueles caminhões especiais (que se chamam tundra) que levam os turistas para ver de perto os bichinhos, os maiores predadores terrestres. Deve ser emocionante! Pois ontem assisti um documentário no National Geo Channel sobre uma pesquisa que um grupo está fazendo para descobrir por que os ursos polares, lá do Círculo Polar Ártico, estão morrendo – aqui não se trata do degelo, da falta de alimento e outros desastres. Quer dizer, é sobre um outro desastre que eu não acreditei!! Eles desconfiaram que o leite da ursa estava de alguma maneira contaminando os ursos. Qual o principal alimento do urso? A foca. Pois a foca de alimenta de um monte de peixes, crustáceos e plantas do mar. Pois bem, pegaram uma foca (foi o maior sufoco, coitada) tiraram leite dela, que é super gorduroso, com uma seringa e mais alguns pedaços da pele (ela não sofreu). Pesquisaram e descobriram que o leite está super hiper contaminado com uma química (claro, não vou lembrar o nome) que vem pelas águas, despejada no mar pelos países ricos e industrializados. Vem lááá de longe pela corrente marítima a ponto de estar contaminando tudo. Pesquisaram o leite da ursa - o grau do tal elemento era altíssimo e por isso os bebês ursos estão morrendo. Não dá pra acreditar, dá? Agora, se o mar láááááááááá do Ártico está contaminado, tem idéia dos aqui pertinho da gente? e os peixinhos que a gente come?

Um comentário:

Márcia Braga disse...

Celia, incrível essa matéria sobre o nível de poluiçào que assola o mundo.
adorei o video também, me lembrou que tenho que ir em Nova york(nunca fui); tenho que perder o medo e aprender a nadar, o urso parecia tão feliz e relaxado deu uma inveja!

beijos.